quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Gente, so entro aqui correndo, é muita coisa e nao da pra contar tudo!

Eu botei algumas fotos no album (link ai do lado), mas so as do primeiro dia aqui e todas do mesmo canto da cidade.

Lyon é cortada por dois rios, o Rhone e a Saone. Digo "a" Saone porque aqui temos duas palavras pra rio: fleuve (masculina) e riviere (feminina). O fleuve é o rio que desagua no mar (Rhone) e a riviere desagua em outro fleuve. O Rhone e a Saone correm de norte a sul e se encontram no sul de Lyon. No meio temos a presqu'ile (quase ilha). Eu moro do lado esquerdo da cidade, numa colina. Do lado direito, nas margens do Rhone, tem um dos campus da minha universidade e, mais a leste (bote mais nisso) tem o outro campus, que eh onde vou pegar todas as cadeiras (que azar, hen??). Pra vir pra universidade eu tenho que pegar um onibus e descer ate a presqu'ile, de la pego tramway ou metro.

Eu ja to bem orientada por aqui e eh facil usar os transportes, so falta tirar um dia pra sair conhecendo tudo. Ontem eu e Fabianny rodamos pra caramba e encontramos a residencia dela, fica bem longe da minha. Todas as residencias seguem um padrao e tem RU na maioria delas. Comemos por la. Depois peguei finalmente os horarios das minhas disciplinas, voces nao imaginam o alivio que isso deu! Mas infelizmente a primeira semana de aula ja esta praticamente perdida pra mim.

Hoje tive aula do curso de frances, o prof. contou um pouco a historia da nossa universidade. Lyon 2 se chama Lumiere por causa dos irmaos Lumiere (os do cinema) que sao daqui, isso eu ja sabia. Mas ele disse que os irmaos Lumiere foram colaboradores do nazismo e que o nome nao combina com a universidade, que eh de esquerda. Ja Lyon 3 eh de direita (segundo o professor, ta?) e se chama Jean Moulin, que foi da resistencia ou algo do tipo. Tem tambem Lyon 1, Claude Bernard, onde se concentram as faculdades de exatas e saude.

Acho que esse curso vai ser um pouco puxado, parece que toda semana vai ter uma redacao basica pra fazer, fora as provas. Quanto as outras disciplinas eu ainda nao sei, so comeco semana que vem.

Sem muito tempo por aqui, depois eu falo mais. Ah, sim: comprei o bendito adaptador!!

8 comentários:

Claudio disse...

luzia, deixa de ser bossal e dizer sempre q ta ocupada! :P

e bote mais fotos suas no album, pare de tirar soh fotos de paisagem pq se a gente quisesse ver soh paisagem comprava um livro sobre lyon. keremos ver VC

bjao bem grandao e se cuida ae =************

Anônimo disse...

buuuuuuuuuuuuuuuuu
=D muita coisa pra fazer?
nadaaaaaaaaaaaaaaaaaa
tu nao ta na inglaterra ¬¬

Aisha disse...

eitaaa o carrêgo vai começar agora com as aulas! huehuehuehu!

como ta o clima aih? Mto quente?
e as roupas que as pessoas usam, são muito parecidas com as daqui do Brasil? Fala isso no proximo post! ;)

Bjaummmmmmmm

Anônimo disse...

Aeee moca! soh pra dar um oi!

beijos

beto disse...

Caramba, na foto o nome da faculdade tá escrito em Francês! =D (Sorry, eu precisava fazer esse comentário estúpido)

Parece que Lyon é Veneza! Só tem rio! (tá, agora parei de falar besteira antes que fiquem com má idéia de mim)

Lindas as fotos, Lulu! Espero que vc se divirta e estude muito! Quero saber mais das suas aulas! ^^

Iris Helena disse...

aulas de geografia com Luísa Gadelha!
uahuahauhauahuahauhauahuahauhauahuaha

Arrasou, bezza!

:*
vê se posta as fotos no fotolog ^^

Anônimo disse...

Luisa, tudo blzinha neh? jah jah chegamos na franca pra aperrear vcs! quero mesmo ver KKKKKKKKKKKK E aprendam a cozinhar pra fazer um banquete pra gente! Quando vcs vem pela terra da rainha?

beijos

paulo ricardo disse...

Luzinetxeeee :D
Que belo blog, adoro o jeito como você escreve. Sei o quão difícil é estar escrevendo constantemente no blog, mas tenta fazer isso pois é massa pra registrar pra eternidade, e deixar a galera com inveja de você! hehehe. Acabo de chegar de volta a velha terrinha, e não vejo a hora de voltar para a Europa novamente, definitivamente amei este maravilhoso continente! :D
Ainda estás no comecinho e muita coisa ainda te espera nessa experiência que com certeza vai mudar a sua visão de mundo!!
Beijos