segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Desculpem se nao atualizo sempre, mas ta dificil escrever por aqui!

Parece que finalmente cumpri todas as burocracias. Hoje eu peguei minha carteira de estudante (da direito a acesso na internet, biblioteca, cafes...), minha carteira de residente, entreguei o Etat de Lieu na residencia (eh um documento explicando como encontrei o quarto, pra eles compararem quando eu for embora... nao posso quebrar nada! hehehe) e me inscrevi na internet da residencia, em outubro recebo o login e a senha.

Agora so falta o pior (e mais dificil): me matricular nas disciplinas. Eu arrumei ate agora duas disciplinas no outro campus, que eh longe pra caramba. Numa delas serei "animadora" de conversacoes em portugues num grupo de 6 franceses que querem aprender a lingua. Vai me render 5 creditos no final do semestre. A outra disciplina se chama Intercompreensao latino-romana ou algo do tipo. Eh pra aprender a me comunicar em espanhol, italiano e frances com pessoas dessas nacionalidades. Nao sei bem como funciona, mas o professor me garantiu que no final do semestre entenderei as 3 linguas. Veremos...

A primeira aula sera hoje as 18h30 nesse campus. Eu estou completamente perdida, porque nao acho os horarios das outras 3 disciplinas que quero pegar, acho que vou acabar perdendo essa primeira semana de aula. Mas tudo bem, a gente tem um mes pra escolher as disciplinas (o problema eh na hora de fazer a prova, ne?). Eu tambem farei um curso de frances gratuito nas quartas a tarde, pelo menos eh nesse campus que estou agora (Berges du Rhone), que eh bem mais perto.

No sabado a noite eu fui no Vieux Lyon, que eh tipo o centro historico daqui, mas nao gostei muito. Quer dizer, eh beeeem bonito, cheio de barzinhos, mas parecia a feirinha de Joao Pessoa! So tinha gente bebada e falando besteira, e milhaaares de brasileiros.

Ontem (domingo) Fabianny chegou aqui em Lyon, ela vai ficar em outra residencia e estudar em outra universidade, mas por enquanto ta la em casa. Nos fomos (com Cibelle e Camila) passear de novo no Vieux Lyon e tava mil vezes melhor. Mais calmo, com uns restaurantezinhos abertos, bem agradavel mesmo. Nos jantamos crepe (delicia!) e voltamos pra casa de furniculaire, que eh tipo um metrozinho que sobre... nao sei explicar direito, hehehe. No sabado tinhamos voltado a pe e foi horrivel porque eh so subida, cansa demais. A residencia fica no alto e la eh bem mais frio que aqui embaixo, mas nos ultimos dias ta fazendo calor! Ainda bem, porque sofri nos primeiros dias, morro de medo do frio.

Nesse fim de semana teve um problema com a eletricidade nos banheiros e na cozinha do meu corredor. As luzes do banheiro deixaram de funcionar, e tive que usar os do outro lado. O frigobar tb deixou de funcionar e tive que colocar minhas coisas no das meninas. Derreteu um monte de coisas dos outros e a cozinha tava toda suja, cheia de liquido no chao e cheiro de peixe podre. Espero que resolvam isso hoje.

A cozinha fica na frente do meu quarto e o banheiro ao lado dela. Tem frigobar (cada um tem seu compartimento pra fechar com cadeado), microondas e um fogaozinho que eu ainda nao sei usar. So eh ruim porque nao tem mesas nem cadeiras, entao vc come em pe ou no quarto. Eu pensei que seria ruim morar em frente a cozinha por causa do barulho, mas nunca vejo ninguem por la e muito menos no banheiro.

Hoje vamos levar Fabianny na universidade dela pra resolver as coisas la da residencia dela. Depois vou a aula. O adaptador parece que vai demorar... ta dificil, hein?!

10 comentários:

Anônimo disse...

Luuuuu, é muito bom este tal de blog, vê se dá pra escrever todo dia que o relato é bem mais completo. Estou muito feliz com as novidades. te amo

Aisha disse...

ouxi eh bom d+!
vc pode assaltar a cozinha ou ter uma caganeira no meio da noite e ninguem perceber!
ehueheuheue

BJaumm Lu
se cuida

Anônimo disse...

Luísa!! nem me despedi de tu ;/ { Inara]

owwn... mas faça bom proveito ai de tudo, boa sorte. e estamos acompanhando a tua jornada morrendo de vontade de ir o mais rápido possivel
beijo
=]

Unknown disse...

Luísaaaa..
comecei a acompanhar essa etapa da tua vida agora e já me viciei nessa história...
O que é furniculaire???heuheuheu
E não se preocupe que tenho certeza que vc realmente vai conseguir falar essas tres linguas no fim do periodo. Uma vez tive contato com um grupo de italianos por 2 semanas e ja consigo arriscar algumas frases e compreender outras...É bem mais rápido assim...Além do mais, todas as 3 têm a mesma raiz, ah, isso vc já sabe.. xD
Rapaz, comparando Vieux Lyon com a feirinha...kkkk só porque já tá aí. Queria conhecer assim mesmo...
Crepe, humm
tou esperando as fotinha dos castelinhos...
Bjuuus

beto disse...

Luuu :D
Vc vai voltar tripoliglota, animada (?) e disciplinada? :D Parece empolgante! ^^

Ve se consegue acessar a internet mais ai, hein! E ja tá na hora de começar a uploadar fotos! ^^

Espero que vc tenha conseguido achar os horários e as aulas :D

Anônimo disse...

eita, queria ver como é essa aula de aprender 3 línguas. que chique :~ eu e junim vamos estudar espanhol 1x por semana, bora ver se dá certo mesmo :P é que eu tenho um livrinho em espanhol q vem com cd e parece ser completo, aí vamos estudar por ele... e boa matricula nas outras materias! :*******

Antoniel M disse...

ei, meu chaveiro do lyon!

Anônimo disse...

eskeceu geral dos amigos ingleses neh... :(

Ricardo Serrano disse...

acho que sei porque tu nao ve ninguem no banheiro hehehe :x

quero ver algumas fotos aqui!
bjo! :*
cado.

Anônimo disse...

Tão bom ler notícias suas chu!
Continue atualizando com as suas peripécias ;p
Beijo!