quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Cheguei!

Nossa, finalmente tive tempo de atualizar o blog! Eh tanta coisa, e tenho corrido tanto, que quando entro na internet so da pra responder os e-mails e scraps.

Entao, o voo de Recife pra Lisboa foi bem tranquilo, so durou 7 horas, teve duas refeicoes e eu dormi. No aeroporto de Lisboa tive que esperar 7 horas pelo voo para Lyon e foi realmente um saco. Na vespera eu havia sonhado que me perdia no aeroporto de Lisboa, mas nao teve nem como: o aeroporto eh muuuito pequeno! Rodei ele umas 3 vezes, entediada, comi, ouvi musica, me controlei pra nao dormir. Enfim chegou a tao esperada hora do voo pra Lyon. Vim conversando com um casal de franceses dentistas e aposentados. Quando cheguei em Lyon foi aquele choque termico: tava muuuito quente! Tirei logo o casaco e fui pro hotel. Hibernei ate o domingo de manha, quando sai pra conhecer a cidade. Fui ate as margens do rio Rhone, eh muuuito lindo! Tava tendo uma feirinha de frutas, legumes e alguns objetos e tambem um encontro de ciclistas ou algo do tipo, tinha centenas de ciclistas e ate fecharam uma das pontes pra eles passarem! Depois eu coloco as fotos no album.

Nesse dia eu encontrei a universidade, que eh onde tive que passar na segunda pra pegar o contrato de locacao do meu quarto na residencia universitaria. Fui tambem ao Shopping, muito parecido com o de Joao Pessoa, mas um pouco maior. Tem ate C&A. Essas duas noites que passei no hotel foram bem quentes, mas agora morro de frio. Na segunda de manha vim na universidade e conheci Emmanuel Villemont, um simpatico baixinho responsavel pelas relacoes internacionais. Ele me deu o contrato e me explicou como chegar na residencia. Conheci uma coreana e uma austriaca, a coreana tava num hotel do lado do meu e eu voltei de tramway (metro de superficie) com ela, poupando os 35 minutos de caminhada... hehehe

Cheguei na residencia perdida e cheia de malas, ela eh mil vezes maior do que imaginei, cheia de predios, ladeiras, muita area verde. Tem restaurante, academia, sala de televisao. Eu ainda me perco por la. Foi horrivel subir a ladeira ate meu predio com as malas, mas conheci uma canadense, Marie, que me ajudou. Meu quarto fica no segundo andar e subimos juntas com as malas. O quarto eh bem agradavel, maior e mais bem conservado do que imaginei, com cama, armario, mesinha de estudo, prateleiras e uma pia. Mas tive um choque muito grande ao ver os banheiros: seboserrimos. As duchas sao bem pequenas e vc acaba molhando as roupas que leva pra la - resolvi esse problema comprando um roupao, agora me visto no quarto. Os vasos tambem sao sujos, mas comprei tambem um assento portatil. Nesse dia me assustei porque nem papel higienico tinha, e eu nao sabia onde era nada, fiquei com medo de nao ter nem o que comer! Tive que varrer o quarto e abri as malas, e la pras 14h sai da residencia morrendo de fome e achei uma lanchonete onde comi um quiche e uma tortinha, mas eu tava bem enjoada de so comer besteira.

Aos poucos as coisas foram se ajeitando: aprendi a usar o transporte e vim na universidade, perguntei ao simpatico Villemont onde eu poderia acessar a internet de graca e ele me ensinou. Depois descobri um mercadinho perto da residencia, um pouco caro, mas serviu pra urgencia dos primeiros dias. Comprei pao, iogurte, suco, manteiga, papel higienico etc. A noite encontrei as meninas, Camila e Cibelle, que ja estavam aqui ha alguns dias e elas me deram umas dicas.

A partir da terca tudo melhorou. Fiz minha carteirinha pra poder usar os onibus, metros e tramways a vontade pagando uma taxa mensal, comprei umas coisinhas pra equipar o quarto, almocei no ru (minha primeira refeicao de verdade!), vim a uma reuniao com estrangeiros na universidade, enfim, fiquei mais orientada. Incrivel como tem brasileiros por aqui!

Nesses ultimos dias so tenho corrido com burocracias (seguro saude, seguro alojamento, responsabilidade civil, carte de sejour, inscricao na universidade, matricula de disciplinas...) e, quando da tempo, corro ao Carrefour pra comprar as coisas que faltam. Ja comprei prato, detergente, paninho, mas ainda falta tanta coisa - inclusive talheres!

A refeicao no RU daqui eh relativamente barata e enche bem. Por 2,80 euros voce tem direito a uma entrada, uma carne, dois acompanhamentos, um pao e uma sobremesa. No meu caso, como nao como carne, posso escolher duas entradas, dois acompanhamentos, um pao e uma sobremesa. Tem varias opcoes de sobremesa e eu sempre fico em duvida, sao todas gostosas.

Por enquanto acho que eh so. Assim que puder mando mais noticias e coloco as fotos no album (por sinal parei de tirar fotos porque a bateria da camera arriou e nao encontrei ainda adaptador de tomadas por aqui.)

13 comentários:

Aisha disse...

Luisaa
Massa geral um blog!
Eu me arrependo muito de nao ter feito isso na Califa... :/

Bom saber q vc ta viva, e bom saber que vc jah encontrou as meninas!

Continue postando novidadessss!

E tras um desses assentos portatil pra mim quando vc voltar pra eu usar na faculdade.. eueuehuh

bjaummmmmmm

Anônimo disse...

Meninaaa, que lusho. Estou feliz por você. Aproveite muito bem sua estadia em Lyon. Ah, e esse assento para banheiros, é muito caro? Preciso urgentemente de um desses aqui. hehe
=)))

Iris Helena disse...

Meninaa que coisa linda! Tu tá viva! uhul

JUro que daria uma unha pra ver a tua cara quando viu que não tinha papel higienico. uahuahuahauhaua

Fica bem,bezza :*

Anônimo disse...

aÊÊÊÊ agora notícias diárias, me manda o endereço da residencia para eu ver no googleearth ou outro. beijão gatinha

Anônimo disse...

vix, como sou lesa e matuta. nem sabia que c&a e carrefour sao internacionais... juuuro! que humilhação :p na verdade, nem parei pra me perguntar isso.. :P
tomara que voce encontre logo esse adaptador, que tu nao sabe, to doida pra ver as fotos! :):):):)
passou no jornal aqui agorinha, que um menino comprou video game pela internet, mas recebeu um tijolo hauauahauhauha minha nossa!
bjos, chica piniquita hauhaua :**

beto disse...

Finalmente uma atualização!! :~ E eu ainda demorei pra ver...!

Que bom que vc tá se encontrando aí! Espero que vc não se perca nas burocracias x.x
Continue mantendo a gente informado!!

Como tá o francês? Praticando bastante? Vê se arruma um MSN aí xD

Também quero seu endereço e telefone novos! Assim posso te mandar postais =D

Bjos

Beto

Anônimo disse...

Luuu! Tão bom saber que tá tudo bem por aí! Deve tá sendo tudo maravilhoso! quero notícias sempre!!
te cuida!
beijão

Anônimo disse...

Massa Luísa!
to doido pra ir, to agoniado demais aqui.
atualiza sempre o blog!
bjao e boa sorte por ai ;)

Anônimo disse...

Hey eh correria mesmo viu! muito foda! por aqui n esxiste comida de verdade q inveja viu! andando pelas ruas daqui encontrei um mercadinho muito pequeno que vendia iame e feijao carioca, fiquei feliz demais mais eh longe viu esse mercadinho... ¬¬ tbm achei algo parecido com uma cuzcuzera num dos supermercados daqui, ainda nem fiz minha feira pq eh correria demais! por aqui vc tem que comprar as coisas no supermercado mesmo pq comer fora eh muito caro... n atualizei meu blog pq esqueci a senha mas tenho ela anotada num lugar.

beijo pra tu

Claudio disse...

luuuuuuuuuuuu q bom q vc ja ta alojada e se adaptando!

me lembro de vc sempre aki sabia? saudades!

espero q a gente possa se encontrar logo neh?

nao eskeca de ir no meu blog! bjao nega =**********

Anônimo disse...

Olá Luísa, é Rebeca da ufpb. Pelo visto, tudo está correndo muito bem. Vou ficar acompanhando as noticias por aqui, ok? Te adicionei no meu blog, beijão!

Igor disse...

Chuchu
Eu ri loucamente com o post na parte do banheiro. Era bem do jeito q eu imaginava. kkkkkkk A melhor foi a do assento portatil! iris eh tosca e n sabia q carrefour eh intenrcaional. estou adorando seus relatos. n deixe de postar. mande email c as queimações q n possam se tornar publicas. ihaihiha beijão

Iris Helena disse...

PIa praiiii,
para o seu governo igor, que não sabia que o carrefour e c&a eram internacionais não fui eu. Foi Nana!
Logo aprenda a ler! ¬¬

toooooooooosco :*